AULA DE ROBÓTICA ESTRUTURAL – PARAQUEDAS

AULA DE ROBÓTICA ESTRUTURAL – PARAQUEDAS

Nesta aula, um dos alunos construiu um paraquedas e então conversamos sobre algumas curiosidades.

Ao saltar de um avião, o paraquedista cai com movimento acelerado devido a gravidade e seu peso ser maior que a resistência do ar.

Geralmente, os paraquedistas saltam com braços e pernas estendidas, pois assim conseguem aumentar a resistência do ar e desaceleram sua queda livre.

A aceleração da queda livre ocorre até o momento em que o paraquedas é aberto, fazendo então com que a resistência do ar aumente de tal forma que a velocidade do paraquedista diminui e ele pode fazer um pouso tranquilo.

Lembramos que o principal objetivo da Robótica Educacional é promover o estudo de conceitos multidisciplinares, que envolvem Física, Matemática, Geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos: estimular a criatividade e a inteligência, além de promover a interdisciplinaridade; afinal usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

Professora Izabel Loth