ROBÓTICA – CONCEITO DE ESCALAS

ROBÓTICA – CONCEITO DE ESCALAS

Nesta aula, foi proposto que trabalhássemos com escalas de um determinado projeto, quando foi posta à mostra um projeto em tamanho real e os alunos tiveram que aumentar uma escala dele.

Ao final da aula, conseguimos constatar que a escala nos indica quantas vezes as dimensões de um determinado projeto foram reduzidas e/ou aumentadas.

Através da escala podemos, também, ter a real noção de espaços e de dimensões, obtendo, com isso, informações sobre distâncias de percursos, comprimentos e espaços em gerais.

POLIAS (ROLDANAS)

Nessa segunda aula, falamos sobre o conceito de polias (ou roldanas). Nesse sentido, o que são polias? Polias (ou roldanas) são dispositivos que têm a função de mudar a direção e o sentido da força que pressiona um fio ou uma corda. Então, podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força.

Para finalizar, vimos que existe a polia móvel (modelo mais usado na sala de aula) cuja função é mudar o sentido e a direção de uma força, mantendo sempre a sua intensidade.

Lembramos que o principal objetivo da Robótica Educacional é promover o estudo de conceitos multidisciplinares, que envolvem Física, Matemática, Geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos: estimular a criatividade e a inteligência, além de promover a interdisciplinaridade; afinal usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

Professora Adriellen Souza Santos