EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A contenção de gastos no âmbito familiar está se tornando uma prática cada vez mais compartilhada nos lares brasileiros. Partindo do pressuposto que o “bolso é o órgão mais importante do corpo humano”, torna-se imprescindível o equilíbrio das finanças para que este tão importante órgão goze de uma saúde plena nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano.

O uso racional do dinheiro deve ser praticado desde a infância, para que no decorrer da vida, nos assuntos envolvendo despesas, a receita esteja sempre acima dos gastos.

Pensando em nossos alunos, a professora Gisele e a Coordenação desenvolveram uma simulação de compra de livros, junto com os alunos dos 5ºs anos. Foram impressas notas de reais de todos os valores e cheques. Além disso, uma livraria foi montada no Galpão de Estudos para que a atividade fosse desenvolvida.

Dentro desse contexto de compra e venda, os alunos foram racionalizando o dinheiro de modo que o valor obtido pudesse comprar o máximo de livros. Nas compras em cheque, os alunos aprenderam a preenchê-los. Nas vendas com desconto, os alunos fizeram os cálculos e projetaram a diferença obtida na compra de outro produto.

A atividade foi muito interessante, visto que a dinâmica foi muito bem orientada e os alunos interagiram com interesse.

Foi uma experiência produtiva e esperamos despertar em nossos alunos a consciência de que o dinheiro é uma mercadoria valiosa e por isso precisa ser utilizado de forma ponderada e sem exageros.

“Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio.” 

 Benjamin Franklin

Coordenação