VALORIZAÇÃO DA MATEMÁTICA

VALORIZAÇÃO DA MATEMÁTICA

Os alunos do 5° ano B participaram de uma aula prática, a fim de internalizarem o conteúdo de Matemática de uma forma diferente.

Com isso, o objetivo da atividade foi contextualizar as ideias matemáticas através da vivência de situações de compra em supermercado. Assim, a finalidade foi proporcionar ações voltadas às dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, sobretudo no tocante à capacidade de calcular.

Nesse sentido, criamos um ambiente que possibilitasse o conhecimento e a valorização da Matemática através de analise, de compreensão, de representação e de transformação da realidade, através de um trabalho de simulação de compra no mercado.

Então, a partir da simulação de compra de lanches, de doces e de sucos; e, mediante a manipulação de folhas de cheques e de vendedores – fictícios, oportunizamos a construção do conhecimento e a aquisição de hábitos de consumo consciente.

Além disso, as etiquetas com os preços apresentavam descontos em porcentagem e o pagamento foi feito em cheque individual. Dessa forma, cada aluno teve que calcular sua intenção de compra, respeitando um limite inicial de R$ 237,50: valor disponível para o consumo.

Nesse contexto, cada aluno precisou calcular:

> Quantidade X preço a pagar do que escolheu.

> O valor de desconto de cada item.

> O total gasto.

> E o saldo final.

Assim, realizaram as compras, o clima ficou cheio de muita satisfação, risadas e alegria. Por fim puderam degustar suas aquisições com os colegas.

Gratidão!

Prof.ª Gisele Rocha